Multimédia
Informação em movimento!
Compressão
A necessidade da compressão de ficheiros de vídeo decorre da sua crescente divulgação por diversos meios, como suportes digitais, internet e comunicações móveis. Qualquer um destes meios tem capacidade de armazenamento ou transmissão limitadas em relação ao tamanho de um ficheiro de vídeo com uma duração razoável. A compressão de vídeo, à semelhança da compressão de áudio, pode ser realizada com ou sem perdas. Embora a compressão de vídeo sem perdas seja possível, na prática não é usada e todos os standards de compressão de vídeo envolvem alguma perda de dados. Apesar da perda de qualidade, a compressão surge como inevitável para criar ficheiros de vídeo com um tamanho menor. Os ficheiros comprimidos permitem o seu armazenamento e transmissão de forma mais rápida e fácil.
Criação do vídeo, ao ser seleccionado um formato de vídeo comprimido
Conversão do vídeo num formato não comprimido para um formato comprimido
A compressão é realizada através da utilização de software conhecido por codecs.
Palavra inglesa que significa Compression/Decompression.São algoritmos implementados sob a forma de programas especiais que permitem codificar e descodificar os ficheiros de áudio e vídeo. Os ficheiros são codificados pela eliminação de dados redundantes ou desnecessários e são descodificados durante a sua reprodução.
O que são codecs?
Ficheiros codificados com um codec específico requerem o mesmo codec para a descodificação. Alguns dos codecs que podem ser utilizados em produções de vídeo são, entre outros: MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, Ogg (Theora) e Sorenson.